quinta-feira, 5 de setembro de 2019

Lembrar para sempre - nossa história

Nossas lembranças são preciosas! Para corrigirmos o rumo da caminhada quase sempre precisamos olhar para o passado e aprender com os erros e acertos. Para nossa alegria no presente, precisamos louvar a Deus reconhecendo seu agir em todos os momentos da nossa existência!
Nossa história é preciosa, por isso nós a registramos com textos e fotos na sequência.


Luteranos no Norte Fluminense
Marco inicial
Carnaval de 1993 – essa data é apontada como marco inicial da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana Norte Fluminense.

 Contexto
Com a expansão da Petrobrás na bacia petrolífera de Campos, no estado do Rio de Janeiro, houve grande afluência de profissionais da área (engenheiros, geólogos, técnicos) oriundos de diferentes partes do Brasil. A partir daí, com a fixação de muitos luteranos na Região dos Lagos e Norte Fluminense, surgiu a demanda de uma comunidade de fé à luz da confessionalidade luterana. Macaé e Rio das Ostras passaram a centralizar os encontros e celebrações.
Macaé - Por conta do desenvolvimento da indústria do petróleo e gás, especialmente a partir da quebra do monopólio estatal, em 1997, a cidade hoje é bem diferente da vila de pescadores dos anos 70.
Rio das Ostras - Um lugar de natureza exuberante. Praias, sol, muitos atrativos e localização estratégica na Região dos Lagos, a Costa do Sol. Situada a 170 km da capital fluminense, Rio das Ostras conquista visitantes de todo o país.

Começando como Ponto de Pregação

O geólogo Almiro Wilbert e sua esposa Odila disponibilizaram sua residência em Macaé para as reuniões de culto que começaram naquele carnaval de 1993 e com periodicidade mensal inicialmente, passando a quinzenal em meados de 1994 e semanal a partir de 1996, com a presença do ministro da Paróquia em no mínimo um dos cultos de cada mês e os demais encontros eram dirigidos por liderança leiga local.

O Ponto de Pregação sempre ligado à Paróquia Esperança de Niterói (RJ), começou em 1993 e funcionou até meados de 1997 quando, em Assembleia do antigo Distrito Eclesiástico do Rio de Janeiro, foi elevado à categoria de Comunidade Evangélica de Confissão Luterana Norte Fluminense.


Comunidade Evangélica de Confissão Luterana Norte Fluminense
Com o aumento de participantes, a partir de março de 1997 os cultos passaram a ser realizados em outros espaços. Inicialmente uma amiga da Odila e dona de um Curso de Inglês no bairro Imbetiba, em Macaé, cedeu o espaço da escola para os encontros dos luteranos. Depois os cultos passaram a acontecer no Bairro da Glória, na creche da Bete, uma senhora da Igreja Metodista, mas simpatizante dos luteranos.
 De 2001 a 2002, a Comunidade teve significativo impulso com a presença fixa por cerca de um ano e meio da Pastora Sandra Kamien (Tehzi, após casmento) em Período Prático de Habilitação para o Pastorado, morando nos primeiros seis meses na casa do casal Almiro e Odila Wilbert em Macaé e depois por mais um ano aproximadamente em espaço alugado em Rio das Ostras. Neste período houve, além da continuidade com os cultos dominicais, dedicação maior a estudos bíblicos e visitação.
Por cerca de sete anos, de 1996 a 2003, a Família Wilbert manteve uma página na Internet em nome da Comunidade. Também editava e imprimia um Boletim mensal, distribuído aos membros e visitantes. O Boletim era igualmente disponibilizado na página virtual. Era uma forma de divulgação e referência regional para eventuais novos moradores da região em busca de emprego e que poderiam ser oriundos de locais onde a presença luterana fosse mais comum.
Registramos também a passagem de Stefan Ruy Krambeck na Paróquia para a realização do seu Período Prático de Habilitação ao Ministério, entre 2002 e 2003. No Boletim da Comunidade Evangélica Luterana Norte Fluminense, ele deixou algumas meditações na coluna Mensagem do mês onde assinava como “Candidato ao Pastorado”.
Com a saída de algumas pessoas de Macaé e a maior participação de membros e simpatizantes na região de Rio das Ostras e Casemiro de Abreu, em meados de 2002 os cultos, agora novamente quinzenais, passaram a acontecer preferencialmente em Rio das Ostras, mas sempre com o foco no atendimento regional. Duas vezes por mês, em média, o pastor ou pastora da Paróquia de Niterói se deslocava para Rio das Ostras para realizar culto e prestar atendimento pastoral à comunidade. Citamos: Pr. Dr. Haroldo Reimer, Pa. Dra. Ivoni Richter Reimer; Pr. Guilherme Fridrich e Pa. Margarete Emma Engelbrecht. Sem um templo, os cultos eram realizados nas casas dos membros.
(Até aqui depoimento de Almiro Wilbert)
Assim foi até que o Sínodo Sudeste, através de um Projeto Missionário, tendo como base a Comunidade Norte Fluminense, ligada à Paróquia Esperança de Niterói, organiza e estrutura a presença da IECLB na região. Pastor Francisco Rafael S. dos Santos foi enviado para atuar em tempo integral nesse projeto a partir de abril de 2010.
Os cultos eram realizados duas vezes por mês na própria casa pastoral, no bairro Extensão do Bosque em Rio das Ostras. Também luteranos na cidade de Campos e São Pedro d’ Aldeia receberam atendimento pastoral.  Estudos bíblicos aconteciam nas casas. Assim com atividades comunitárias e espirituais, e com a proposta do Projeto Educar pela Paz em escolas da rede municipal, a Comunidade luterana foi se estruturando no contexto Norte Fluminense.
Muitas famílias da fase anterior ao Projeto Missionário se mudaram da região, mas outras tantas chegaram, caracterizando como bastante rotativo o rol de membros. Foi possível formar um Presbitério que se mostrou atuante e comprometido com os objetivos evangelísticos e de crescimento da Comunidade. Assim, uma sala foi alugada para centralizar as atividades da Comunidade. O culto no domingo de Páscoa de 2013 marcou o início de uma nova fase. A essa altura os cultos já vinham sendo realizados todos os domingos, às 10:00 h. No domingo, 7 de julho de 2013, com a presença do então pastor sinodal Guilherme Lieven, o novo espaço de culto e convivência comunitária foi dedicado a Deus. O local amplo e público, de fácil acesso, no bairro Cidade Praiana, na Rodovia Amaral Peixoto, nº 900 – Rio das Ostras, possibilitou a participação e testemunho de muitos, o viver comunidade de Jesus Cristo a partir da confessionalidade luterana. Desde o início as crianças ocuparam seu “cantinho” – um espaço ao lado do altar, onde interagiam entre si, com material para desenho e brincadeiras, e simultaneamente a comunidade conviveu com elas em todo o tempo de culto.
Também em 2013 foi definido o Estatuto da Comunidade, criado CNPJ e conta bancária próprios dando visibilidade jurídica à Comunidade. Formou-se o Conselho Paroquial composto por presbíteros da Comunidade Norte Fluminense e da Comunidade de Niterói.
Em 2014, mais uma vez contando com generosas doações pessoais e do Sínodo Sudeste, a Comunidade pôde trocar o antigo Celta, doado pelo Sínodo Sudeste, por um Corsa Sedan Classic, garantindo assim a locomoção para o trabalho pastoral.
Dentro das atividades pastorais do Pr. Francisco no Projeto Missionário, surgiu desde 2010 as ações do Educar pela Paz, contando com o envolvimento de um grupo de jovens rappers liderados pelo MC Natã. O Projeto Educar pela Paz trouxe propostas socioeducativas a fim de promover uma reflexão a respeito da violência cotidiana. Dessa maneira, por meio de oficinas, palestras e ações sociais buscou-se construir a Cultura da Paz, tomando como ponto de partida a comunidade escolar de periferia.
O Projeto Missionário Norte Fluminense, inicialmente aprovado por três anos, de 2010 a 2012, foi contemplado com auxílio da Campanha Vai e Vem da IECLB, por mais três anos, de 2013 até 2015.  Nesse ínterim, Pr. Francisco deixou suas funções pastorais na Comunidade Norte Fluminense para atuar em tempo integral no Projeto Educar pela Paz, a partir de janeiro de 2015.  Para dar continuidade aos trabalhos pastorais, o Pastor emérito (aposentado) Zulmir Penno, residente em Rio das Ostras, assumiu interinamente, por seis meses, até o envio de outro obreiro.

Histórias, depoimentos
            As três meninas: Frida, Carlinha e Dzidra sempre prestativas faziam por assim dizer, o papel da OASE. Era Dzidra que ainda dirigindo seu carro, buscava as outras duas para os cultos. Frida mudou-se para João Pessoa, Dzidra permaneceu na Barra de São João e Carlinha, em Rio das Ostras. Essas três senhoras durante muito tempo disponibilizaram seus lares para realização de Estudos Bíblicos e Cultos.
                Dzidra conta que na época dos cultos em Macaé, na escola de inglês, vinha um casal de pastores de Niterói: Pastores Doutores Ivoni Richter Reimer e Haroldo Reimer.  Durante o culto, na casa dos anfitriões, o filho do casal pastoral deu um susto em todos quando caiu na piscina! Foi um Deus nos acuda! Dzidra Adamsons, natural da Letônia, faleceu em 02/11/2018, aos 87 anos. Carla de Oliveira (Walther) faleceu em 15/08/2015, aos 91 anos.
            Outro membro, desde os primórdios, é o Eveli Bock. Sempre prestativo e alegre muito contribuiu para a consolidação do grupo, sempre junto com a sua esposa Vanda. Mas como nem tudo são flores, Eveli amargou, junto com outros membros, a perda do terreno para posseiros. O terreno seria para a construção de um templo e para o qual foi concebido projeto. Enviado para a OGA alemã, este projeto teve aprovação e destinação de recurso específico que, no entanto e em razão da invasão do terreno, foi liberado para aplicação em outros projetos desta mesma organização de auxílio. 

/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/

Em agosto de 2015 a Comunidade recebeu por envio da IECLB, o Pr. Jan Meyer, vindo diretamente de Córdoba/Argentina onde tinha atuado em capelania de ancionato. Então dando prosseguimento ao Projeto Missionário que fora renovado por mais três anos, Pr. Jan instalou-se em Rio das Ostras onde permaneceu até outubro de 2018.
 Ainda em 2018 a Comunidade adquiriu um terreno de 480 m² na Rua Miramar s/n Lote 8 Quadra 4, no Bairro Jd. Miramar, Rio das Ostras/RJ. Com apoio dos membros locais, da Comunidade de Niterói, do Projeto Educar pela Paz,  da OGA (Obra Gustavo Adolfo) e de algumas igrejas irmãs, foi dado esse audacioso passo.
No último mês de 2018 a Comunidade fez o destrato do aluguel da sala e, a partir de janeiro de 2019, passou a se reunir todos os domingos para cultos e estudos bíblicos nas casas dos membros: Robineti Vargas/Fátima; Angela Calais e João Batista de Andrade; Maurício e Renata Surerus; Vanda e Eveli Bock entre outros. Os cultos sempre conduzidos pelo pastor aposentado Zulmir Penno e os estudos bíblicos, por lideranças leigas. Cabe ainda ressaltar a presença do Pr. Francisco Santos, coordenador paroquial, a cada dois meses para cultos e participação em reuniões de planejamento. Assim foi dado início a uma nova fase. O Presbitério, com reuniões mensais e aberto a participação de todos/as, opta por agregar recursos humanos e financeiros para a construção desse espaço multiuso. Então em junho de 2019 foi planejada a cerimônia para lançamento da Pedra Fundamental das futuras instalações no terreno recém adquirido. Cerimônia marcada para 03/08/2019, com presença do Pastor sinodal Marcos Ebeling e das igrejas-irmãs do Núcleo Rio de Janeiro, Minas Gerais e outras. Também foi planejada a Campanha do Tijolo com uma apresentação em PowerPoint do projeto de construção, a ser amplamente divulgada por todos os meios de comunicação. Para melhor visualizar a Comunidade, foi criado um blog: www.luteranosnf.blogspot.com  -  além da perfil no Facebook que conta com cerca e 2.500 seguidores nesta data,  junho/2019. Outra conquista importante em 2019 foi a parceria da Comunidade Norte Fluminense com a Comunidade Luterana de Kriftel, na Alemanha, através do Dr. Udo Heep, um amigo do casal Zulmir/Neiva Penno.
(texto atualizado em junho/2019 por Neiva Penno)

Mosaico de fotos

A fé, a vivência em comunidade cristã se manifestam de várias formas, como mostra o mosaico de fotos que segue.



Esta casa no bairro Extensão do Bosque serviu de moradia para Pr. Francisco e templo para a Comunidade Norte Fluminense. Ali muitos encontros e cultos foram celebrados de 2010 a 2013.
 
Pessoas que estiveram no início do Projeto Missionário Norte Fluminense. Da esquerda para direita: Pr. Francisco Santos, Marfen Potter, Silvana Arend, Eveline Bock, Eveli e Vanda Bock, Welerson e Jasna Stephani. Crianças: Davi, Brendo, Pedro e Sarah (no colo).

Apresentação de jovens do Projeto Educar pela Paz em Escola Pública, Rio das Ostras. Entre 2010 e 2014 estiveram bem ativos nas escolas.

Música e cultura hip-hop para comunicação com estudantes.


Odila e Almiro Wilbert começaram reunir luteranos e convidados para cultos em sua casa, em Macaé. Marco inicial, carnaval de 1993.

A partir de 2013 cultos e celebrações passaram a ser realizados em uma sala alugada no bairro Cidade Praiana.

Um jovem do Projeto Educar pela Paz pinta a rosa de Lutero na parede externa da entrada.
Em janeiro de 2017 a igreja é presenteada com a Cruz Guatemalteca, pintada por uma jovem artista.

Celebração de Natal na casa de Dzidra Adamsons. Dez/2010
Visibilidade luterana na praça central em Rio das Ostras. 2017.

Apresentação das crianças da Escola Dominical, em 2016.
Reunidos para o 1º Planejamento Estratégico Participativo. Junho 2015.
Crianças ocupando seu espaço.

Reuniões de planejamento missionário. 2014.
Mutirão da limpeza e pintura. Agosto de 2018.

Pr. em. Zulmir Penno prepara jovens para a Confirmação, em 2015.
Recebendo jovens intercambistas da Suécia (os mais altos do grupo), em 2014.


Batizado de Vinícius Penno, neto de Neiva e Zulmir, em outubro 2013.

Batizado de Isabelle, filha e Ângela e J.Batista, em 2016.
Pr. Jan Meyer na profissão de fé de Jasna e Thaís, em 05/06/2016.

Vitor, neto de Eveli, é apresentado e recebe a bênção. Pais: Eveline e Patrick. 2018.

Assim acontecem batizados, profissões de fé e bênçãos impetradas nesse espaço que se torna templo.
Recebendo a visita de um grupo de alemães de Schweinfurt que apreciaram muito as frutas tropicais a eles oferecidas. Em 2016.
  
Culto campal e pique-nique em setembro 2018.

Visita à D. Carla de Oliveira Whalter que faleceu em 15/08/2015.

Visita a D. Dzidra Adamsons (2014) que faleceu em 02/11/2018.
Confirmandos 2015: Rafael Hoymir, Brendo Bock, Luan Arend Lopes, Bernardo Potter Soares e Manoela Potter Soares.
Visita dos irmãos da igreja católica, em junho de 2015.

Último evento no espaço alugado: Almoço compartilhado para celebrar o 1º Domingo de Advento 2018.

Pa. Sandra, estagiou na Comunidade Norte Fluminense entre 2001 e 2002. Na foto, de brando, entre D. Dzidra e D. Frida.

Pa. Sandra entre D. Frida e D. Carlinha
Culto da creche da Beth. Em primeiro plano: Vanda e seus filhos Eveline e Elker.
Pa. Sandra entre Vanda e Eveli
Rui Kranbeck, outro estagiário, entre 2002 e 2003.

Pa. Sandra visitando Sana, na região serrana.
Pa. Sandra

quinta-feira, 22 de agosto de 2019

A Pedra Fundamental

"Dia 03 de agosto de 2019 tornou-se uma data marcante para a Comunidade Evangélica de Confissão Luterana Norte Fluminense. Em uma cerimônia simbólica, mas com muita fé, aconteceu o Lançamento da Pedra Fundamental da nossa futura Casa de Oração / Espaço multiuso. Após a cerimônia no terreno, todos se dirigiram para a casa de uma família que disponibilizou seu lar para a realização do Culto. Neste culto festivo contamos com a presença do Pastor Sinodal Marcos Jair Ebeling, Pr. Francisco Santos, Pr. Jan Meyer, Missionário Oziel Marian, irmãos e irmãs de Juiz de Fora, Petrópolis, Niterói e Rio de Janeiro (Norte e Ipanema). Em seguida foi servido um almoço preparado pelos membros da Comunidade.
Oramos para que Deus abençoe a caminhada de fé que assumimos".
P. em. Zulmir Penno (Nota publicada no Boletim Semanal do Sínodo Sudeste/IECLB nº 689)

E para que sejamos fortalecidos em nossa fé e no propósito de erguer essa Casa de Oração, aqui salvamos imagens e palavras proferidas. Mais que um registro na nuvem para sempre, ou enterrado numa cápsula do tempo, precisamos gravar em nossas mentes e corações o propósito de servir a Deus ao erguer esta Casa.





Naquela manhã fria, uma chuvinha insistente não desanimou ninguém e então, por volta das 10:00 h, ouvimos as palavras de acolhida proferidas pelo Pastor Sinodal Marcos Jair Ebeling:
"Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam" (Salmo 127.1). Com esta certeza acolhemos a todos e a todas que aqui se reúnem para celebrar este ato de lançamento da pedra fundamental do templo da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana Norte Fluminense, em Rio das Ostras/ Paróquia Esperança de Niterói/RJ.

O único fundamento seguro de nossa igreja é Jesus Cristo. É por causa dele e da sua missão que nós vamos edificar esta obra nesta comunidade. Que os tijolos que serão assentados, um a um, sejam fundamento seguro para o templo que irá congregar as pessoas que confessem Jesus Cristo, nossa rocha firme.


Reunidos naquele lote de terreno ainda vazio de edificações, de pé, sob chuva, oramos ao Trino Deus:
"Santo e eterno Deus, graças te damos porque estás com todas as pessoas que te invocam sinceramente. Graças te damos porque vens conduzindo de forma generosa a história desta comunidade aqui neste lugar. Agradecemos-te por este dia e por este evento festivo. Sê conosco em mais este empreendimento comunitário, auxilia-nos para que esta construção seja do teu agrado e sirva à tua missão entre nós. Em nome de Jesus Cristo, amém". 


Então chegou o momento quando o Pastor emérito Zulmir Penno, residente em Rio das Ostras, apresentou os itens a serem enterrados dentro da cápsula do tempo. Um histórico da Comunidade desde o seu início até os dias de hoje, uma relação dos membros até 2018, a relação dos presbíteros eleitos para o biênio 2018/19, um Jornal Evangélico e a Escritura do terreno, pois assim manda a tradição. Mas dando um toque de modernidade também, um Pendrive contendo todos esses itens e mais fotos, foi devidamente preparado para entrar na cápsula do tempo!


 "A obra que hoje aqui começamos será destinada ao serviço de Deus na edificação desta comunidade. Os elementos que ficarão na cápsula do tempo da pedra fundamental serão sinais do tempo que hoje vivemos, da comunidade que hoje representamos e da fé que nos sustenta. Que estes sinais sirvam de testemunho de vida e fé desta comunidade para as gerações futuras".


Este ato simbólico, a martelada na pedra fundamental, aconteceu após as palavras proferidas pelo Pr. Marcos Jair Ebeling:
"Na fé em nosso Senhor Jesus Cristo e com o auxílio de Deus, lançamos esta pedra fundamental para um templo a serviço de Deus, para que neste lugar seja pregado e Evangelho e sejam ministrados os santos sacramentos, e este lugar sirva para a oração e o louvor comunitários. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém".








E foram muitas marteladas como que sacramentando o compromisso de dar a finalidade correta a futura edificação neste lugar. D. Robineti Stutzel Vargas, mesmo com alguma limitação de mobilidade, (normal nos seus 84 anos) não deixou de dar a sua martelada.


Segurando sombrinhas e guarda-chuvas não foi possível todos darem as mãos em volta da pedra fundamental, mas com fé oramos:
"Bendito e amado Deus, tu que nos reúnes em comunidade e nos permites te adorar em lugares especialmente dedicados a Ti, nós te pedimos: dá a tua bênção à construção que em teu nome iniciamos. Protege a todos que hão de trabalhar nesta obra, os construtores e seus auxiliares, para que ela possa ser levada a bom termo. Faze com que a junção das pedras desta construção seja símbolo da união entre os membros desta comunidade e que esta edificação seja, nesta cidade de Rio das Ostras, um símbolo da fraternidade cristã. Orienta esta comunidade nas decisões que ela irá tomar ao longo do processo dessa construção. Por tua bênção, dá os recursos financeiros, materiais e humanos necessários para o término da obra. Abençoa todos os membros desta comunidade e os habitantes desta cidade. Por Jesus Cristo, teu filho amado".

Encerrada a cerimônia de Lançamento da Pedra Fundamental, todos seguiram em caravana para a casa de João Batista Andrade e Ângela Calais onde foram recepcionados com um delicioso e fumegante cafezinho que caiu muito bem!





Não houve sino, nem campainha para chamar as pessoas para o CULTO, mas  alegres e bem instalados no salão na parte da frente da casa, 64 pessoas celebraram.





No louvor através da música tivemos a contribuição especial dos jovens Jonas Vesper e Carlos Evandro Gorl. Eles são estudantes da ADL - Associação Diacônica Luterana de Serra Pelada/ES e até esta data, fazendo um período de Inserção Social (estágio) na Paróquia Esperança (Niterói).

Eveli Böck, remanescente dos antigos fundadores da Comunidade Norte Fluminense, participou da liturgia da palavra, fazendo uma das leituras bíblicas.



A Pregação feita pelo Pastor sinodal, Marcos Jair Ebeling, teve como texto base Mateus 7.24-27.
Palavra que nos chama a ouvir! Pois o escutar atento e genuíno é muito raro hoje em dia. Nossa Casa de Oração deverá estar cheia de pessoas que escutam, atentas ao chamado de Deus para servir!




Houve também um espaço aberto para quem quisesse fazer uso da palavra. Pr. emérito Zulmir Penno leu um breve relato da caminhada da Comunidade Norte Fluminense desde o seu início em 1993 até este dia festivo.


Almiro Wilbert também fez uso da palavra. Lembrou daquele carnaval de 1993 quando reuniu em sua casa um grupo pequeno de luteranos para um culto. Foi o "o ponta pé" inicial. Pontuou que na nossa caminhada, podemos estar disponíveis para sermos canais de bênção para a realização dos planos de Deus, o Senhor da história. Ele conduz esta Comunidade!


Alegres e agradecidos pelo carinho da OASE de Petrópolis,  recebemos presentes (toallhas lindamente bordadas) e um envelope (importante!) com uma doação da Comunidade luterana petropolitana.


Recebemos todos de mãos estendidas e vazias a bênção do Senhor impetrada pelos pastores presentes.


Findo o culto, algumas pessoas ultimavam preparativos enquanto outras iam chegando. Era chegada a hora de reabastecer as energias físicas!


Tudo pronto! Hora de compartilhar a mesa!



Agradecemos a todos que vieram, de longe (São Paulo/SP; Serra Pelada/ES; Juiz de Fora/MG; Petrópolis; Niterói; Rio de Janeiro: Ilha do Governador e Ipanema) e de perto (Cabo Frio, Casimiro de Abreu, Macaé, Rio das Ostras). Agradecemos pelas ofertas para a Campanha do Tijolo. Tudo foi especial porque vieram!


Temos dúvidas se teremos palavras para expressar o sentimento de todos que trabalharam para que este evento se concretizasse. Certamente todos experimentaram a sensação do dever cumprido, bem cumprido, alegremente cumprido, para a honra e glória do Senhor!



Por fim queremos terminar com a imagem deste painel que esteve exposto atrás da mesa do altar e que todos puderam ver. São as plantas e projeções arquitetônicas - contribuição do arquiteto Aristides Perobelli Fonseca da Igreja Luterana em Juiz de Fora/MG. A aquisição do terreno só foi possível porque muitos ajudaram com suas ofertas. Esta casa será erguida porque podemos contar com muitas pessoas envolvidas que se doam com seus dons, capacidades e recursos materiais.

MOTE (do Boletim Semanal do Sínodo Sudeste)

Muitos têm pouco. Poucos têm muito. Com o pouco de muitos, Deus faz grandes coisas"

Comunidade Evangélica de Confissão Luterana Norte Fluminense (CNPJ 18.678.700/0001-03)
Banco do Brasil - Ag. 3315-4 Conta corrente 38.347-3