segunda-feira, 21 de julho de 2025

Visão que transforma

A Igreja Luterana em Rio das Ostras abre as portas para atendimento oftalmológico gratuito à comunidade. 

No dia 12 de julho, a Comunidade Luterana Norte Fluminense (IECLB), em Rio das Ostras, foi palco de uma ação social inspiradora, promovendo exames de vista gratuitos e uma ótica solidária com óculos e armações a preços acessíveis. A iniciativa, realizada em parceria com a Associação Visão Voluntária (AVV), beneficiou 98 pessoas, proporcionando acesso à saúde ocular sem custo e um cuidado essencial para a população. A AVV é o braço social do Centro Médico Odontológico (CEMOI), de Inhaúma (RJ). A entidade faz ações sociais todos os sábados sempre em parceria com igrejas de diferentes denominações e atende até 300 pessoas por realização. Ao todo, já foram mais de 30 mil atendimentos.  

De olho no próximo 

O primeiro contato para essa ação veio por meio do Instagram da Comunidade. "O André Neves, da AVV, fez o contato conosco e nos animou muito com a proposta de trabalho deles", explica Neiva Penno, responsável pela realização do evento na Comunidade Luterana em Rio das Ostras. Para os luteranos, o projeto foi uma oportunidade de estar mais próxima da vizinhança. "Atinge uma população que talvez não tenha acesso a esse tipo de atendimento de outra forma", ressalta Neiva, enfatizando a importância de a igreja estar "de portas abertas" e ser acolhedora. A meta é continuar com essa visão "além das quatro paredes", alcançando pessoas em cidades vizinhas como Búzios, Cabo Frio e Macaé. Eduardo Ghuerren Licht, presidente do presbitério da Comunidade, corrobora a importância da iniciativa. Embora houvesse receio inicial com a logística, o resultado foi gratificante. "A finalidade da igreja como um todo é o trabalho social, é servir ao próximo", afirma. Para ele, ações como essa são fundamentais para divulgar a igreja luterana na região e mostrar seu propósito.  

A força do voluntariado  

A Associação Visão Voluntária (AVV) atua há quase quatro anos levando atendimento oftalmológico a diversas regiões do estado do Rio de Janeiro. Um dos coordenadores, Caio Menezes, explica que a busca por parcerias ocorre de forma orgânica, muitas vezes por indicação de quem já conhece o trabalho. A equipe da AVV é composta por oftalmologistas e optometristas bacharéis, garantindo um atendimento de alta qualidade. “A pessoa se cadastra previamente, faz o exame que é sempre gratuito e sai com diagnóstico e receita na mão”, garante. O benefício vai além do exame: quem precisa de óculos tem acesso a opções de qualidade a preços justos. “Trabalhamos desde um produto mais simples até as grandes marcas”, explica, mas completa e destaca que o paciente sai com a receita e pode fazer os óculos onde preferir, a Ótica Social é apenas mais um benefício oferecido. Ele compartilha histórias emocionantes de pessoas que, sem condições, saíram da ação com óculos que transformaram suas vidas, inclusive casos de cirurgias de catarata e pterígio. "A pessoa se sente acolhida, se sente realmente vista", conclui Caio, destacando o cuidado oferecido. Além dos oito voluntários da AVV, várias pessoas da Igreja Luterana de Rio das Ostras trabalharam e auxiliaram para a realização da ação, desde a divulgação até o cadastramento e recepção no dia do exame. 

 Olhar de gratidão  

A recepção da equipe de voluntários da Igreja Luterana foi calorosa, e a satisfação dos beneficiários é evidente. Neide Aparecida Mariano Cerqueira, uma das pessoas atendidas, expressou sua alegria: "Ação maravilhosa, muito bom mesmo". Ela trouxe seus netos e sua filha, que há tempos precisava de óculos, mas relutava em usá-los. "Hoje, graças a Deus, ela veio e se sentiu bem", compartilha Neide, elogiando o acolhimento da equipe: "As pessoas são maravilhosas, com coração lindo, alegre e cheio de Jesus. Foi bênção".  

Além da visão 

Como agradecimento pelo exame realizado, as pessoas foram convidadas a doar um quilo de alimento. O resultado foram 55 quilos de alimentos não perecíveis arrecadados e que foram destinados à Secretaria de Assistência Social de Rio das Ostras e recebidos pelo secretário de Assistência Social de Rio das Ostras, Carlos Correia. 

 “O meu mandamento é este: amem-se uns aos outros como eu os amei.” - João 15:12 - 

 Patrícia Blümel - Jornalista  -  41 98477-1798



                      Exame sendo realizado de forma voluntária em um beneficiário da ação
                  Família Cerqueira - Neide, avó com filhas e netos - participaram na ação
Equipe da AVV e da Igreja Luterana - Comunidade Norte Fluminense - envolvida na ação
Secretário de Assistência Social da Prefeitura de Rio das Ostras, Sr. Carlos Correia, D. Beth e Neiva, na recepção dos alimentos

domingo, 26 de janeiro de 2025

Ainda estamos aqui!

Parafraseando o título do filme mais badalado do momento (Ainda estou aqui), também queremos declarar, "Ainda estamos aqui”! Estamos aqui, neste início de 2025, para reafirmar nossa inarredável vontade e compromisso de ser igreja de Jesus Cristo na Região dos Lagos e Norte Fluminense. Estamos aqui para compartilhar a generosidade e o amor de Deus! Precisamos sempre de novo refrescar a nossa memória e constatar o quanto temos sido abençoados, e o quanto precisamos ser agradecidos! No início de 2024 a gente avaliava e pensava em como prosseguir com o projeto de construção. Um espaço mais amplo e adequado para cultos e celebrações, continuava urgente. Outra inquietação era a necessidade de assistência pastoral. Já no início do ano 2024 se despediram de nós o então PPHM Alesandro Binow e o Pr. Francisco Santos - coordenador paroquial. Estamos agora no primeiro mês do ano de 2025 e podemos dizer que o passar implacável do nosso tempo cronológico está sob o controle do Kairós - o tempo de Deus! Assim crendo, com oração e transpiração, vimos a concretização de sonhos. Resumindo, tivemos o privilégio de nos reunir 30 vezes durante o ano de 2024. Celebramos cultos, alguns com Santa Ceia, unção e bênçãos especiais em datas especiais. Com muita alegria, acolhemos novas pessoas que se juntaram a nós. Comemoramos aniversários, bodas de ouro e, no último culto ano, a pré-inauguração da nossa capela! Somos imensamente agradecidos aos pastores que nos assistiram. Pr. Gerson, de Nova Friburgo, esteve celebrando conosco por 8 vezes; Pr. Márcio, da Paróquia Centro – Rio de Janeiro, por 5 vezes! Pr. em. Zulmir, residente em Rio das Ostras, celebrou 11 cultos. Pr. Armindo, da Paróquia em Ipanema – Rio de Janeiro esteve celebrando conosco em 30 de junho. Registramos também três cultos onde atuou o Grupo de Liturgia. A essa corajosa e animada equipe, nossos parabéns! Gratidão a todos que possibilitaram a construção da capela, contribuindo com doações, trabalho e oração. A Deus toda honra e glória! (Neiva Penno - presbítera)
Pastor Márcio Simões Costa em 27 de outubro - Culto da Reforma.
Pastor Gerson Acker em 14 de abril.
Páscoa 2024 - com Pastor emérito Zulmir Penno.
Culto em 28 de julho com Pastor Gerson Acker.
Culto em 30 de junho com Pastor Armindo Klumb.
Culto em 17 de março com Pastor Márcio.
Bênção ao casal Rosmarie e Werner Reifenrath pelas Bodas de Ouro, em 26 de maio.
Culto no lar em agradecimento pela cirurgia bem sucedida do Sr. Eli Calais e comemoração do aniversário de Neiva, em 21 de julho.
Domingo 11 de agosto - Dia de Culto e Dia dos Pais, uma bênção especial para eles.
Culto em 28 de julho - férias de inverno e tempo de receber a visita de amigos, Maurício e Renata, de Juiz de Fora/MG.
Encontro de lideranças na Paróquia Norte - Rio de Janeiro, em 1º de setembro. Oportunidade para líderes de Nova Friburgo e Rio das Ostras se aproximarem para um diálogo promissor junto com Pastor Sinodal Marcos Jair Ebeling.
Domingo 29 de setembro, culto com unção, bênção ao casal Marilda e Eduardo Licht pelo aniversário de casamento e, de quebra, a partilha de uma deliciosa refeição.
Culto em 20 de outubro. Após, sorteio dos prêmios da rifa que deixou pessoas felizes!
Sempre oportunos esses momentos de descontração, bate-papos e risadas - após o culto, é claro. Em 27 de outubro.
Terceiro domingo de Advento, 15 de dezembro - mais um aniversário comemorado na família de fé, do Tiago Peres.
Finalmente chegou um dia muito esperado, 22 de dezembro - nossa celebração de Natal e "pré-inauguração" da capela. Não precisamos de palavras para expressar nossa alegria e gratidão, as imagens falam por nós!
As fotos que seguem devem nos lembrar de cada etapa, cada suor derramado para que a capela fosse erguida. Ainda não está plenamente concluída, mas já habitável, graças a Deus!
Esperamos você habitando conosco esta singela Casa do Senhor!