A Igreja Luterana em Rio das Ostras abre as portas para atendimento oftalmológico gratuito à comunidade.
No dia 12 de julho, a Comunidade Luterana Norte Fluminense (IECLB), em Rio das Ostras, foi palco de uma ação social inspiradora, promovendo exames de vista gratuitos e uma ótica solidária com óculos e armações a preços acessíveis. A iniciativa, realizada em parceria com a Associação Visão Voluntária (AVV), beneficiou 98 pessoas, proporcionando acesso à saúde ocular sem custo e um cuidado essencial para a população. A AVV é o braço social do Centro Médico Odontológico (CEMOI), de Inhaúma (RJ). A entidade faz ações sociais todos os sábados sempre em parceria com igrejas de diferentes denominações e atende até 300 pessoas por realização. Ao todo, já foram mais de 30 mil atendimentos.
De olho no próximo
O primeiro contato para essa ação veio por meio do Instagram da Comunidade. "O André Neves, da AVV, fez o contato conosco e nos animou muito com a proposta de trabalho deles", explica Neiva Penno, responsável pela realização do evento na Comunidade Luterana em Rio das Ostras. Para os luteranos, o projeto foi uma oportunidade de estar mais próxima da vizinhança. "Atinge uma população que talvez não tenha acesso a esse tipo de atendimento de outra forma", ressalta Neiva, enfatizando a importância de a igreja estar "de portas abertas" e ser acolhedora. A meta é continuar com essa visão "além das quatro paredes", alcançando pessoas em cidades vizinhas como Búzios, Cabo Frio e Macaé. Eduardo Ghuerren Licht, presidente do presbitério da Comunidade, corrobora a importância da iniciativa. Embora houvesse receio inicial com a logística, o resultado foi gratificante. "A finalidade da igreja como um todo é o trabalho social, é servir ao próximo", afirma. Para ele, ações como essa são fundamentais para divulgar a igreja luterana na região e mostrar seu propósito.
A força do voluntariado
A Associação Visão Voluntária (AVV) atua há quase quatro anos levando atendimento oftalmológico a diversas regiões do estado do Rio de Janeiro. Um dos coordenadores, Caio Menezes, explica que a busca por parcerias ocorre de forma orgânica, muitas vezes por indicação de quem já conhece o trabalho. A equipe da AVV é composta por oftalmologistas e optometristas bacharéis, garantindo um atendimento de alta qualidade. “A pessoa se cadastra previamente, faz o exame que é sempre gratuito e sai com diagnóstico e receita na mão”, garante. O benefício vai além do exame: quem precisa de óculos tem acesso a opções de qualidade a preços justos. “Trabalhamos desde um produto mais simples até as grandes marcas”, explica, mas completa e destaca que o paciente sai com a receita e pode fazer os óculos onde preferir, a Ótica Social é apenas mais um benefício oferecido. Ele compartilha histórias emocionantes de pessoas que, sem condições, saíram da ação com óculos que transformaram suas vidas, inclusive casos de cirurgias de catarata e pterígio. "A pessoa se sente acolhida, se sente realmente vista", conclui Caio, destacando o cuidado oferecido. Além dos oito voluntários da AVV, várias pessoas da Igreja Luterana de Rio das Ostras trabalharam e auxiliaram para a realização da ação, desde a divulgação até o cadastramento e recepção no dia do exame.
Olhar de gratidão
A recepção da equipe de voluntários da Igreja Luterana foi calorosa, e a satisfação dos beneficiários é evidente. Neide Aparecida Mariano Cerqueira, uma das pessoas atendidas, expressou sua alegria: "Ação maravilhosa, muito bom mesmo". Ela trouxe seus netos e sua filha, que há tempos precisava de óculos, mas relutava em usá-los. "Hoje, graças a Deus, ela veio e se sentiu bem", compartilha Neide, elogiando o acolhimento da equipe: "As pessoas são maravilhosas, com coração lindo, alegre e cheio de Jesus. Foi bênção".
Além da visão
Como agradecimento pelo exame realizado, as pessoas foram convidadas a doar um quilo de alimento. O resultado foram 55 quilos de alimentos não perecíveis arrecadados e que foram destinados à Secretaria de Assistência Social de Rio das Ostras e recebidos pelo secretário de Assistência Social de Rio das Ostras, Carlos Correia.
“O meu mandamento é este: amem-se uns aos outros como eu os amei.” - João 15:12 -
Patrícia Blümel - Jornalista - 41 98477-1798




Nenhum comentário:
Postar um comentário